Muitas pessoas tem curiosidade de saber como funciona a JOCUM.
Bom... vamos lá!
A JOCUM (Jovens Com Uma Missão) é fundada por Loren Cunningham, a uns 50 e poucos anos atrás ele teve uma visão, jovens como ondas caminhando pelas nações. O livro "Pode falar Senhor, estou ouvindo" fala sobre como tudo começou, é super interessante, motivador e inspirador.
A JOCUM existe em mais de 180 países, e dependendo do país o nome muda conforme cada idioma, é claro. Como por exemplo: em países de fala espanhola é JUCUM, exceto na Espanha que é JCUM; em países de fala inglesa é YWAM; em países de fala francesa é JEM; etc.
A JOCUM é uma universidade, "Universidade das Nações", cada JOCUM chamamos de base, e cada base é diferente, com os mesmos princípios. Cada base tem escolas diferentes que treinam jovens, adultos, cristãos.
Geralmente as escolas duram 5 a 6 meses, sendo 3 meses teórico e 3 meses práticos. Os seminários são de 1 a 2 semanas.
Pra entrar na JOCUM tem que fazer a ETED (Escola de Treinamento e Discipulado). Existem muitas escolas e seminários na JOCUM, não sei exatamente quantas, mas creio que seja mais de 200 escolas e seminários, e vou citar algumas: ETED (é a primeira que tem que fazer), depois a pessoa escolhe conforme guiada por Deus, como por exemplo: Escola de aconselhamento que trabalha com cura interior e libertação, escola da bíblia (não é teologia), escola de adoração e louvor, escola de esportes, escola de comunicações, escola de artes, etc... Cada área da sociedade pode ser usada para levar a Deus a outras pessoas, seja na arte, cinema, educação, etc.
Você pode procurar no GOOGLE a escola que você deseja fazer e vai aparecer quais bases e países elas se encontram :)
A JOCUM trabalha com pobres, ricos, homens, mulheres e crianças de todas as raças, sem acepção de pessoas. Trabalha com projetos sociais, ajudas humanitárias, na rua, na cidade, no campo, em todos os lugares.
A JOCUM é uma organização missionárias sem fins lucrativos, ninguém recebe nada e cada um arca com seus custos, como, de estadia, alimentação, transporte, etc. Também é uma organização internacional (já falei sobre isso) e interdenominacional, ou seja, não tem placa de igreja e trabalha com todas as instituições cristãs e não cristãs.
Loren perguntou a Deus se ele devia pagar as pessoas para trabalharem, e Deus disse que não, que cada um experimentaria esse "viver pela fé", dependência total de Deus.
Há instituições missionárias que pagam para os obreiros e isso esta bem. Creio que cada instituição com suas características.
É super difícil e desafiador viver como vivemos, mas a recompensa de viver os milagres de Deus não tem preço.
Jesus era um missionário, podemos ver claramente em Lucas 8:1-3:
"Depois disso Jesus ia passando pelas cidades e povoados proclamando as boas novas do Reino de Deus. Os Doze estavam com ele, e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e doenças: Maria, chamada Madalena, de quem haviam saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, administrador da casa de Herodes; Susana e muitas outras. Essas mulheres ajudavam a sustenta-los com os seus bens."
Também podemos ver Mateus 10:1-10 quando Jesus envia seus discípulos, no verso 10 diz que não deviam levar nada e "pois o trabalhador é digno do seu sustento".
Em Lucas 5.11 diz que os discípulos (Simão Pedro, Tiago e João) "deixaram tudo e o seguiram".
Bom, claro que existem pessoas que tem o seu trabalho e também pode ser um missionário no seu trabalho, na sua faculdade, na sua rua, cidade, etc. Isso depende do que Deus tem pra cada um, mas aqui eu explico sobre aqueles que tem o chamado de sair, ir a lugares que nunca imaginam.
Eu nunca imaginei nem sair do meu estado... hahaha
O que fazem os obreiros na base da JOCUM?
Bom, por aqui temos muuuuito trabalho, hehe...
Cada escola tem suas programações, por exemplo, na fase teórica tem toda uma programação de intercessão, louvor, aulas, trabalhos práticos, reuniões, etc. E para que isso funcione precisamos de pessoas para fazer a intercessão, louvor, dar as aulas, para limpar, cozinhar, para trabalhar na parte administrativa para estar em contato com as pessoas interessadas, para trabalhar nas finanças, prestar contas do que entra e do que sai (financeiramente falando), para trabalhar em comunicações, divulgar o trabalho da base e escolas, etc. Tem muito trabalho. Investimos o nosso tempo e o nosso serviço em prol de Deus e de outros, para que outros possam conhecer mais Deus e fazer-lo conhecido.
E para ser obreiro precisa-se ter a ETED e em alguns países necessita de um seminário sobre liderança que a JOCUM oferece.
Como "sobrevivemos"?
A maior parte dos missionários tem o apoio financeiro de familiares mais próximos. Alguns tem o apoio de igrejas e amigos. No nosso caso temos o apoio de familiares mais próximos e alguns amigos.
Tenho uma amiga que não tinha apoio de família, amigos e nem igreja, e creiam, ela sobrevivia, sobreviveu por muitos anos, vivendo os milagres de Deus dia após dia, porque o trabalhador é digno do seu sustento. Yeeeeees!!!
Quero te animar, talvez Deus tem falado muito contigo sobre missões, e a OBEDIÊNCIA trás BENÇÃO, não tenha medo!!!
"Fiel é o que vos chama, o qual também o fará" 1 Tes. 5.24
Deixo esse vídeo sobre o que é ser um missionário:
Espero ter esclarecido suas dúvidas :)
Se quiser entrar em contato conosco, nos mande um e-mail idemissoes77@gmail.com ou uma mensagem por inbox no Facebook :)
Deus abençoe você poderosamente!!!
amei conhecer + sobre esse trabalho da Jocum... q Deus os capacite cada vez + para essa obra
ResponderExcluirAmém, obrigada Vilma :) Deus abençoe!
ResponderExcluir